segunda-feira, 16 de julho de 2012

Componentes do peso (Parte 2)

Lendo até aqui, já é possível ter uma idéia de que você não deve treinar sua ave simplesmente não alimentando-a ou mantendo-a com pouca quantidade de alimento ao longo dos dias. Isto pode mata-la. Uma vez que ela tenha utilizado sua reserva de gordura, começará a perder peso rapidamente. Outra forma de avaliar a condição de sua ave é observando-a. Uma ave em boas condições deve estar com olhos atentos, redondos e brilhantes enquanto a debilitada possui olhos opacos que tendem a estar semi fechados. A postura da ave é também um guia para observar sua condição; Aves saudáveis quando mansas e descontraídas tendem a estar alertas, com as penas sempre arrumadas e moderadamente arrepiadas e boa parte do tempo com um só pé no poleiro. Aves debilitadas ficam bastante arrepiadas e as vezes prostradas, demonstrando pouco interesse no que acontece ao seu redor.
Outro assunto que gera bastante confusão é sobre o peso de vôo; Na maioria das conversas que vejo por aí, muitos levam a crer que depois de ter encontrado o peso de vôo de sua ave, seus problemas acabaram, já que estando com este determinado peso ela é obrigada a voar bem. Isto está longe de ser verdade visto que estamos falando de fisiologia e não de matemática. Isto é, o peso de vôo de longe se mantém estático.
Existem várias razões para isso. Inicialmente a ave estará com falta de confiança no falcoeiro, isto é, necessita de mais manejo. Este normalmente é o ponto no qual ela estará em seu peso mais baixo. Uma vez que ela vai ganhando confiança, e adquire o hábito de saltar ao punho, você logo perceberá que pode aumentar o seu peso de vôo. Em circunstância alguma pense que só porque a ave está respondendo ao punho em um determinado peso, se você diminuir mais, a resposta melhorará. Isso está errado. Pelo contrário, a medida que ela vai ganhando confiança o peso deve ser aumentado. Tudo isso é uma questão de tentativa e erro, você pode aumentar demais o peso da ave a ponto dela parar de responder e novamente tem que reduzir um pouco. Obviamente, quanto maior for o peso de vôo de sua ave, melhor, mas ela deve manter-se responsiva.
Nos países onde a Falcoaria é permitida, aos poucos o falcoeiro irá encontrar o peso onde a ave fará seus melhores lances em presas, mas acabará por não ficar tão obediente em campo, desta forma ele deverá abaixar mais uma vez o peso da ave. Quando ele perceber que a ave já está habituada com tal ritmo de vôo em campo, seu peso já pode ser levemente aumentado novamente. No final da temporada ela poderá muito bem estar voando em um peso consideravelmente mais alto do que no início do treino.
Neste estágio, a mínima variação no peso pode fazer diferença, ainda mais quando se trata de uma espécie com metabolismo mais acelerado. Supondo que um Falco femoralis voe eficientemente e responsivo com 270g e o falcoeiro oferece à ave o seu papo diário com uma diferença muito pequena para menos naquele montante com a intenção de trazer seu peso para baixo e mesmo assim no dia seguinte a ave manteve as 270g. Podemos dizer que a ave está com 270g “abaixo”. Agora supomos o contrário. Que foi oferecido o mesmo papo com uma pequena diferença, só que a mais de comida e no dia seguinte a ave é pesada e mantém as 270g. Podemos dizer que a ave está com 270g “acima”.

Em todas estas circunstâncias a ave está mantendo o seu peso de vôo de 270g mas se considerar o assunto com cuidado, é obvio que ela terá mais chances de voar bem com o seu peso de vôo “abaixo” (onde estará um pouco mais aguçada). Isto explica porque a ave pode voar tão bem em um dia e não tanto no outro mesmo estando teoricamente com o mesmo peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário