quarta-feira, 11 de julho de 2012

Clima x Desempenho

O nosso planeta possui uma tipologia climática bastante variada e conseqüentemente as espécies que vivem nele devem ter um grau de adaptação de acordo com sua endemicidade.
Com certeza uma ave adaptada a baixas temperaturas desempenhará um rendimento melhor no frio e a outra adaptada ao clima quente será mais eficiente no calor, porém pessoalmente acredito que o rendimento e o trabalho em si com uso do bom senso podem ter resultados favoráveis independente da adaptação da ave e o clima que ela se encontra.
Para tentar justificar o que eu acredito, é importante discorrer sobre alguns detalhes referentes à fisiologia das aves:
Assim como os mamíferos, elas controlam sua temperatura corpórea, porém utilizando diferentes mecanismos. As aves podem gerar calor sem contração muscular ou tremor através do tecido adiposo marrom. Além disso, dependem de uma fonte interna e outra externa de calor. A fonte externa é o sol ou um abrigo, ou para as nossas aves, alguma fonte de calor artificial. A fonte interna são suas próprias reações metabólicas de substâncias.
Elas podem produzir calor de diversas formas, como em alterações vasculares, ajuste corporal através de atividades ptilomotoras (penas) e podem perder calor da mesma forma, incluindo a evaporação cutânea e hiperpnéia (ofegação).
A temperatura interna média das aves se mantém em torno de 41ºC, podendo variar em partes diferentes do corpo. Esta temperatura pode elevar-se rapidamente em períodos de estresse e situações de vôo, caça, luta ou fuga.
Sendo assim, acredito que em Falcoaria, se você mantém a sua ave que não pertence ao clima que o proprietário se encontra, em seu conforto térmico e uma vez (ou mais) por dia, levá-la para o campo para exercitá-la, independente da temperatura do ambiente, isso não influenciará tanto. Claro, como disse antes, devemos ter o bom senso, conhecimento e sensibilidade o bastante para observar todos esses fatores e o comportamento de nossas aves no campo em condições extremas.
Exemplo piegas:
Uma ave como o Falco cherrug, extremamente adaptada a altas temperaturas desempenhará um bom papel na neve, pois naturalmente as aves possuem sua temperatura corpórea alta e com tendência a se tornar mais alta ainda com o exercício.
Ou ainda o Falco rusticolus, um falcão adaptado ao inverno, estará apto a perder calor para o ambiente a ponto de regular sua temperatura após seu desempenho em um clima desértico.
Como disse antes, este fator de adaptação pode ser problemático, no caso de uma ave pertencente a um clima temperado que passe a viver em um clima tropical, por exemplo. Ambientes úmidos dificultam as perdas de calor, aumentando os riscos de problemas respiratórios, agravando-se mais em temperaturas quentes.
Lembrando que se mantidas em condições extremas de calor, a hiperventilação induz a uma alcalose respiratória onde há perda de eletrólitos através dos túbulos renais, causando distúrbios circulatórios (choque) e morte. E no caso do frio, hipotermia subaguda (longos períodos de tempo no frio) que resulta em uma forte vasoconstricção periférica levando os fluídos em direção ao compartimento venoso profundo e uma diminuição do metabolismo dos sistemas a níveis variáveis.
Como disse, o falcoeiro que vive em locais onde exista Falcoaria, deve escolher sua ave de acordo com a disponibilidade de presa, tipo de campo e clima favorável para aquela espécie desejada, porém há controvérsias.

Um comentário:

  1. boa tarde muito bom as maderia mais tem como um falcoa para comesar a falcoaria

    ResponderExcluir