segunda-feira, 16 de julho de 2012

Componentes do peso (Parte 1)

Antes de possuir sua ave e iniciar o treino propriamente dito você já parou para pensar em o que é “condição corpórea” e quais são os componentes que caracterizam o peso? Muitos iniciantes acham que efetuar o controle de peso significa simplesmente reduzi-lo e acabam por colocar a saúde de sua ave em risco. Neste artigo vou salientar alguns fatores que devem ser observados  quando você estiver de fato iniciando as atividades com sua ave para que ela não se prejudique e você não se desmotive.
Em Falcoaria, quando o termo “condição corpórea” é utilizado, na maioria das vezes é interpretado simplesmente para descrever o quão gorda ou magra a ave está, mas este termo não deve ser somente usado para indicar o peso da ave e sim o seu grau de condicionamento físico.
Uma ave em ótimo grau de condicionamento físico deve estar em perfeitas condições de vôo, isto é, bem musculada, alerta, cheia de histamina e nem tão gorda ou magra. Isto é, fisicamente excelente. Poucos falcoeiros hoje em dia são capazes de deixar suas aves no auge desta condição seja por falta de conhecimento ou simplesmente por não ter o tempo necessário para aplicar o treino diário que a ave necessita.
Quando você recebe uma ave para iniciar o treinamento, ela estará gorda pois com certeza estava sendo alimentada a vontade e comia a hora que estava com fome, além de estar inativa seja no seu viveiro de muda, ou no viveiro do criadouro de origem. Quando você a pesa, o valor por si só não irá julgar qual sua condição corpórea, isso será feito através do tato, onde você sentirá o peito da ave e chegará às conclusões exatas.
No passado, antes da balança ser inventada o tato era a principal forma de mensuração sobre a condição da ave. Hoje em dia com o advento da balança, esta forma tornou-se mais um complemento que particularmente faço questão de usar nas minhas aves para ter certeza de como ela está. Para realizar esta verificação, sinta a musculatura peitoral de cada lado do esterno e sob as asas. Se o peito é gordo, só há uma linha fina do esterno a ser sentida. No caso do peito magro, o esterno se destaca nitidamente como a quilha de um barco. A ave que ficou inativa muito tempo vai ter a musculatura peitoral mais flácida se comparada com uma ave ativa que naturalmente terá a musculatura mais firme e resistente. Sentir o peito de sua ave não é um substituto para a balança. Estes dois métodos devem ser usados em conjunto. Mesmo o falcoeiro mais experiente não vai ser capaz de mensurar pequenas variações diárias do peso de sua ave que aparecem de forma tão clara nas balanças. Se elas existem hoje em dia, porque alguem não usaria?
Alguns falcoeiros falam sobre a média de peso das espécies de aves de rapina mais utilizadas em Falcoaria, mas isso é um grande erro que tende a causar confusão principalmente aos iniciantes que comparam o peso da sua ave ao peso médio apresentado por essas pessoas e quando estes pesos não batem, ficam alarmados. O que o iniciante não leva em consideração é que as aves, assim como qualquer outra espécie animal, como os humanos por exemplo, vêm em diferentes tamanhos e pesos entre indivíduos do mesmo sexo. Trabalhar com média de peso, além de inútil pode ser perigoso.

Um comentário:

  1. Poxa, pq parou com o blog??
    A área de falcoaria parece estar ampliando cada vez mais. Eu sou iniciante e artigos como esses são muito esclarecedores, mesmo que observemos as atividades dos falcoeiros no dia-a-dia, essa minúcias acabam passando despercebidas

    ResponderExcluir