ABFPAR


A Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina é a concretização do sonho de três ambientalistas: Guilherme Fernandes Queiroz (MG), Jorge Sales Lisboa (RJ) e Leo Tatsuji Fukui (RJ) que, apesar de brasileiros, acabaram se conhecendo em 1994 por intermédio das associações falcoeiras dos Estados Unidos e México.
Ao entrarem em contato, cada um dos membros fundadores já trazia uma bagagem de experiência na área de conservação e manejo de aves de rapina neotropicais. Após três anos de troca de informações e experiências entre si e com entidades falcoeiras em todo o mundo, decidiram que era extremamente necessária a organização de um grupo voltado à pesquisa e proteção das aves de rapina brasileiras, como acontece em tantos outros países onde já existem associações para o estudo e conservação de predadores naturais.
Assim, no dia 19 de outubro de 1997, surgiu a ABFPAR - Associação Brasileira de Falcoeiros e Preservação de Aves de Rapina, uma entidade civil sem fins econômicos (lucrativos), destinada a apoiar e desenvolver iniciativas de pesquisa e proteção das aves de rapina em todo o Brasil.
Hoje, após dez anos de atividades, a ABFPAR possui associados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Paraná, Alagoas, Brasília, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, além de Argentina e Portugal.
Além de seu fortalecimento como organização de pesquisa e defesa do meio ambiente no Brasil, a ABFPAR alcançou ainda o reconhecimento mundial como membro integrante da International Association for Falconry and Conservation of Birds of Prey, IAF (Associação Internacional para Falcoaria e Conservação de Aves de Rapina), mantendo  ainda contato com instituições de pesquisa e grupos de trabalho no Brasil, Estados Unidos, México, Espanha e Argentina.
É uma sociedade científica sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que atua apoiando e executando iniciativas voltadas para o estudo e conservação das aves de rapina neotropicais.

Atualmente, o objetivo maior da ABFPAR  é obter, junto ao poder público, o reconhecimento da prática legal da Falcoaria no Brasil, auxiliando a construção de conhecimento sobre a biologia e comportamento das aves de rapina  brasileiras e o desenvolvimento de estratégias para a sua conservação.

O desconhecimento geral sobre o significado e a importância da Falcoaria para programas de reabilitação e controle biológico de fauna é atualmente o maior obstáculo à regulamentação da prática no Brasil.

O público leigo tende a assimilar conceitos de conservação superficiais, amplamente divulgados no meio televisivo, apegando-se à ideologias ditas “ecológicas”, sem fundamentos científicos ou resultados práticos alguns e dificultando a realização de iniciativas sérias e realmente comprometidas com a conservação da natureza.

Por esse motivo, a ABFPAR é também um agente educador que busca, através de suas publicações, cursos, palestras, convênios e apresentações, esclarecer e sensibilizar a população sobre a importância das aves de rapina, sua função natural e as aplicações da Falcoaria para sua conservação, evitando que radicalismos pautados no medo, na ignorância e em fatores emocionais prejudiquem a regularização de uma iniciativa tão importante em nosso país.

Filie-se a ABFPAR e ajude-nos a construir um futuro melhor para a nossa natureza. Participe dessa cruzada você também!