quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Como fazer: Poleiro de transporte

Materiais:
- 1 placa de MDF 36cm x 60cm com 10mm de espessura;
- 1 viga ou MDF de 23cm x 60cm com 40mm de espessura;
- 1 metro de velcro tipo grande;
- Cola Araldite de secagem rápida (2 minutos);
- Astroturf fino;
- Parafusos;
- Furadeira;
- Serra copo de 40mm;
- Verniz;

Confecção:
Foi muito simples. Primeiramente furei com a serra copo o meio da viga de MDF, envernizei, colei o Astroturf e deixei secar. Depois disso achei o centro da placa de MDF que servirá de base e fiz três furos para parafusar a viga. Dividi 1 metro de velcro (o lado mais áspero e rígido) em quatro partes de 25cm e colei na parte de baixo da placa. Depois de tudo seco, montei completamente o poleiro.

Funcionamento:
Dei preferência para o MDF liso pela facilidade na limpeza, porém no porta malas do carro ele iria ficar "dançando" de um lado para o outro. Solucionei isso com o velcro que realmente fixou a base do poleiro no tapete do carro e precisa de muita força para tira-lo. O furo no centro tem a função de atrelar a ave ao poleiro utilizando o nó de falcoeiro. Sobre a espessura da viga, achei importante ser plana mas não muito grossa, permitindo que a ave consiga segurar no poleiro quando necessário. Seguem algumas fotos:





Atualizando:
Após alguns testes feitos com o poleiro, vi necessidade de incluir na construção o apoio para cauda. O mesmo que mencionei no artigo sobre equipamentos (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZwl4ljumKpncwbSyr1CfTuZXaGT6lDsFGCoPGnusx6hBMOvVZwebCkOrE7MkZ2ZIMCpdHn-7yS8e98xQJOPQLWcHPh25bisxizpD_rQCcOBQVyPp_91fccfyOKtHh3ELEWDSQ5551REp1/s1600/Equipamentos9.jpg). Achei importante adiciona-lo pois quando a ave se equilibrava no poleiro com o carro em movimento ela apoiava a cauda toda na viga e para evitar penas quebradas ou tortas rapidamente solucionei o problema.
Simplesmente comprei aquelas bóias de espuma utilizadas em hidroginástica conhecidas na minha região como "macarrão", cortei do mesmo tamanho do poleiro, depois "rachei" ao meio e colei 5cm abaixo do Astroturf uma parte de cada lado da viga.
Assim, quando a ave desequilibrar, irá encontrar um apoio na base da cauda, isto é, muito antes de precisar apoiar toda ela no poleiro e conseqüentemente a ponta, que é a parte mais sensível.
Segue a foto:



4 comentários:

  1. Boa Noite Delo nesse poleiro não poderia fazer mais furos para se levar mais aves?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toru,
      Particularmente não empoleiro aves próximas uma da outra. Neste caso você até poderia fazer um furo em cada canto e atrelar duas aves de forma que elas não se toquem e fiquem a uma distância segura uma da outra.
      Att,

      Excluir
  2. Olá amigo passei pelo seu blog e esta fantástico eu sou portgues residente em portugal e além de criar aves exoticas crio tambem aves de rapina fiz a uns tempos um forum de aves de rapina e gostava de contar com a sua presenla no forum para poder postar as suas ideias os seus materiais e tudo o que faz gosto bastante da alcandora para o carro é muito identica a uma minha que fiz e gosto bastante aqui fica o endereço do meu blog http://davidmaves.blogspot.com e do forum www.rapinas.forumportugues.com.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado David,
      Muito bons seus sites. Lembranças do Brasil!
      Atenciosamente,

      Excluir