segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Anatomia das aves (Parte final)

                   Projeção lateral dos membros pélvicos em extensão:
(Imagem: Diana Quiliquini, Tom Bailey, Antonio Di Somma e Ahmed Kutty, Dubai Falcon Hospital, EAU).

1- Côndilos do fêmur;
2- Crista cnemial cranial;
3- Côndilos do tibiotarso;
4- Junta intertarsal;
5- Cótilo do tarsometatarso;
6- Tendões flexores ossificados;
7- Corpo do tarsometatarso;
8- Metatarso dígito I;
9- Tróclea do tarsometatarso;
10- Patela;
11- Junta femorotibial;
12- Anilha de identificação;
13- Dígito IV;
14- Dígito III;
15- Dígito II;
16- Dígito I;
17- Porção ossificada da cartilagem tibial;
18- Ossificação na cabeça medial do Músculo Flexor Longo do Hálux;
19- Corpo do fêmur;

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Como fazer: Poleiro de transporte

Materiais:
- 1 placa de MDF 36cm x 60cm com 10mm de espessura;
- 1 viga ou MDF de 23cm x 60cm com 40mm de espessura;
- 1 metro de velcro tipo grande;
- Cola Araldite de secagem rápida (2 minutos);
- Astroturf fino;
- Parafusos;
- Furadeira;
- Serra copo de 40mm;
- Verniz;

Confecção:
Foi muito simples. Primeiramente furei com a serra copo o meio da viga de MDF, envernizei, colei o Astroturf e deixei secar. Depois disso achei o centro da placa de MDF que servirá de base e fiz três furos para parafusar a viga. Dividi 1 metro de velcro (o lado mais áspero e rígido) em quatro partes de 25cm e colei na parte de baixo da placa. Depois de tudo seco, montei completamente o poleiro.

Funcionamento:
Dei preferência para o MDF liso pela facilidade na limpeza, porém no porta malas do carro ele iria ficar "dançando" de um lado para o outro. Solucionei isso com o velcro que realmente fixou a base do poleiro no tapete do carro e precisa de muita força para tira-lo. O furo no centro tem a função de atrelar a ave ao poleiro utilizando o nó de falcoeiro. Sobre a espessura da viga, achei importante ser plana mas não muito grossa, permitindo que a ave consiga segurar no poleiro quando necessário. Seguem algumas fotos:





Atualizando:
Após alguns testes feitos com o poleiro, vi necessidade de incluir na construção o apoio para cauda. O mesmo que mencionei no artigo sobre equipamentos (https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZwl4ljumKpncwbSyr1CfTuZXaGT6lDsFGCoPGnusx6hBMOvVZwebCkOrE7MkZ2ZIMCpdHn-7yS8e98xQJOPQLWcHPh25bisxizpD_rQCcOBQVyPp_91fccfyOKtHh3ELEWDSQ5551REp1/s1600/Equipamentos9.jpg). Achei importante adiciona-lo pois quando a ave se equilibrava no poleiro com o carro em movimento ela apoiava a cauda toda na viga e para evitar penas quebradas ou tortas rapidamente solucionei o problema.
Simplesmente comprei aquelas bóias de espuma utilizadas em hidroginástica conhecidas na minha região como "macarrão", cortei do mesmo tamanho do poleiro, depois "rachei" ao meio e colei 5cm abaixo do Astroturf uma parte de cada lado da viga.
Assim, quando a ave desequilibrar, irá encontrar um apoio na base da cauda, isto é, muito antes de precisar apoiar toda ela no poleiro e conseqüentemente a ponta, que é a parte mais sensível.
Segue a foto: