Materiais:
- 1 placa de MDF 36cm x 60cm com 10mm de espessura;
- 1 viga ou MDF de 23cm x 60cm com 40mm de espessura;
- 1 metro de velcro tipo grande;
- Cola Araldite de secagem rápida (2 minutos);
- Astroturf fino;
- Parafusos;
- Furadeira;
- Serra copo de 40mm;
- Verniz;
Confecção:
Foi muito simples. Primeiramente furei com a serra copo o meio da viga de MDF, envernizei, colei o Astroturf e deixei secar. Depois disso achei o centro da placa de MDF que servirá de base e fiz três furos para parafusar a viga. Dividi 1 metro de velcro (o lado mais áspero e rígido) em quatro partes de 25cm e colei na parte de baixo da placa. Depois de tudo seco, montei completamente o poleiro.
Funcionamento:
Dei preferência para o MDF liso pela facilidade na limpeza, porém no porta malas do carro ele iria ficar "dançando" de um lado para o outro. Solucionei isso com o velcro que realmente fixou a base do poleiro no tapete do carro e precisa de muita força para tira-lo. O furo no centro tem a função de atrelar a ave ao poleiro utilizando o nó de falcoeiro. Sobre a espessura da viga, achei importante ser plana mas não muito grossa, permitindo que a ave consiga segurar no poleiro quando necessário. Seguem algumas fotos:
Atualizando:
Simplesmente comprei aquelas bóias de espuma utilizadas em hidroginástica conhecidas na minha região como "macarrão", cortei do mesmo tamanho do poleiro, depois "rachei" ao meio e colei 5cm abaixo do Astroturf uma parte de cada lado da viga.
Assim, quando a ave desequilibrar, irá encontrar um apoio na base da cauda, isto é, muito antes de precisar apoiar toda ela no poleiro e conseqüentemente a ponta, que é a parte mais sensível.
Segue a foto: